21 de set. de 2009

101 Reykjavík




   Reykjavík significa baía enfumaçada (vide post "onde há fumaça, não há fogo" ) e 101 é o código postal do centro "velho" da cidade. 101 Reykjavík também é um filme estrelado pela Victoria Abril, dirigido por Baltasar Kormákur, baseado no livro de Hallgrímur Helgason e filmado na Islândia em 1999/2000 ( http://www.youtube.com/watch?v=9amX_PvbAFw ).
   Não sei se está disponível na 2001 ou para download, mas comprei-o e os amigos que estiverem interessados, me avisem! Hlynur tem quase 30 anos, mora com a mãe em um pequeno apartamento em 101 Reykjavík. Ele é " desempregado crônico" e adora passar o tempo nas baladas com os amigos, até que sua mãe assume sua condição de lésbica, casa-se com Lola sua professora de flamenco e as duas resolvem ter um filho... Cenas mostram Reykjavík ( j tem som de "i" mudo), a vida noturna, os glaciares, as festas de Natal e fim de ano.Vida em família, amor, trabalho e amigos...
   Uma cidade com 20 horas de sol e sol da meia noite no verão. No máximo 5 horas de sol durante o inverno..."você só consegue viver lá se tiver nascido lá"  segundo Hlynur.
   Cafés com rede wifi durante o dia se transformam em night-clubs após as 23hs, brindando a pequena cidade com uma das noites mais agitadas da Europa durante os finais de semana. A primeira mulher Presidente de uma Nação no mundo.O país que quebrou com a crise de 2008. Piscinas públicas de água térmica natural por todos os lados. Campos de lava-glaciares-cachoeiras-vulcões como atrações naturais.  
   País sem insetos e sem árvores (exceto poucos pinheiros plantados recentemente). Água da torneira limpinha deliciosa maravilhosa. Já tô com saudades...A cerveja (bjór) foi proibida de 1915 até 1989 quando dois estudantes islandeses abriram um bar vendendo cerveja não alcóolica misturada com um shot de vodca ...existem duas cervejarias, a Egils (http://www.egils.com/) e a Vífilfell (http://www.vififell.is/) criadora da lager Viking (muito boa!). Vinho é muito caro (US 17 a taça) sendo os espanhóis e franceses os mais encontrados. 
   Café é a bebida mais comum. Leite e muito açúcar são seus companheiros. Achei o café fraco, tipo americano, então preferi tomar espresso...muito bom!












Nenhum comentário: