18 de set. de 2009

Me perguntam: como é Reykjavik?

Reykjavik significa baía enfumaçada...E tudo isso por causa das "águas quentes", o precioso presente da mãe-terra que gera nuvens de vapor d´água. Hoje seus habitantes, quase 65% de toda a população da Islândia, vivem em casas ou prédios de até 4 andares. O sol da meia-noite é presença constante no verão, porém durante a maioria dos meses do ano sua majestade, o Sol, comparece muito pouco.
Assim, a maioria da vida é interior, seja nas casas ou, dentro de si mesmo. Conversei com espanhóis, portugueses e brasileiros que lá vivem...duro é achar o que fazer dentro de casa durante os longos meses de inverno! Os primeiros 2 anos de um imigrante são dedicados à adaptação. Depois, muitas vezes só o amor resolve...ou os leva de volta à pátria-mãe.
Aqui vão algumas fotos. Das casas. Dos gatos (de coleira, passeando nos parques e nas ruas). Da vida...


















16 de set. de 2009

Islândia: a saga continua


Descobri que a Islândia é a Terra das Sagas... A literatura islandesa medieval cobre o período do ínicio de sua colonização no ano 870 até 1550. Alguns exemplos de obras escritas nesse período:
 -Saga de Gisli Súrsson
 -Saga de Grettir o Forte
 -Saga do Povo de Vatnsdalur
 -Saga do Povo de Vopnafjördur
 -Saga de Hrafnkell
Contam aventuras, as vezes mágicas, as vezes trágicas, e sempre heróicas. Existem vários museus e até uma Associação (Iceland Saga Trail Association  http://www.sagatrail.is/) dedicadas à História do país.
Visitei um museu que contava uma das Sagas através de esculturas, quadros e cenários entalhados em madeira. Toda a "contação da História"  era através de Ipods com os textos narrados em 10 línguas! Cada visitante com um Ipod e fones de ouvido. Adorei. Aqui estão algumas fotos...espero que goste!

15 de set. de 2009

Onde há fumaça...não há fogo!


Incrível como nosso modelo mental e cultural pode nos pregar peças!
A Islândia é autosuficiente em energia. A energia elétrica é produzida a partir da força do vapor d´água. Água quente e energia elétrica com custo baixo e disponível para todos no país. Piscinas e Spas em todas as cidades...e para as meninas, secadores de cabelo superpossantes com uso liberado para enfrentar o friozinho lá fora depois da piscina e do banho quentes. Visitei uma das usinas elétricas e aí descobri uma das vantagens de viver em um país com terremotos diários resultantes da fricção e contato das placas tectônicas americana e euro-asiática...isso sem falar dos vulcões!
Geisers para a alegria dos turistas, piscinas e spas para todos, tecnologia de geração de energia limpa,, tubulação para distribuição de água quente por todo o país.
Lá fumaça só é fogo quando há erupção de algum vulcão!