13 de out de 2009

Voltamos à Islândia...pelo Sul do Círculo Dourado

Do oeste em Pingvellir até as praias de areias negras e os rios da geleira no lado leste de Vatnajökull, muitas atrações são imperdíveis no Sul da Islândia.




Um dos circuitos mais conhecidos do turismo local é o Golden Circle, Círculo Dourado. Pingvellir, lugar recheado de História, abrigou de 930 até 1798 as reuniões anuais do Parlamento (Alpingi) que ocorria durante 2 semanas em junho. As muralhas de pedra, resultantes do encontro das placas tectônicas da Europa e da América são parte da paisagem desse lugar especial.

O campo geotérmico em Haukadalur com vários geysirs e poças borbulhantes de lama, inclui o "Great Geyser" que batizou o fenômeno mundialmente. Hoje suas erupções são muito raras, porém o show é garantido pelo seu vizinho Stokkur que explode em jatos de vapor de mais de 30 metros de altura muitas vezes ao dia.

Completando esse Círculo Dourado, temos a cachoeira Gullfoss, ou Golden Waterfall, ou Cachoeira Dourada. Possui queda de 32m em dois estágios. Arco-íris coloridos criados pelo Sol no vapor de sua água são comuns...e no inverno blocos maciços de gelo cravejam as paredes da queda d água.

Nenhum comentário: