Era uma vez...a cachoeira Seljalandsfoss. Imagine uma cachoeira lá no alto.E aqui embaixo alguns arco-íris dando as boas vindas aos visitantes. Lindo.
Aí lembre-se de Jökulsárlón. É difícil? Vou ajudar...Que tal pensar em 007. Naquele filme do hotel de gelo e perseguição em um lago gelado. Die another day ou Um novo dia para morrer. Filme de 2002 com Halle Berry e Pierce Brosnan. Lago repleto de icebergs de todos os tamanhos. E com azuis de todas as cores.
Mas eu gostei mesmo foi de passar atrás da cachoeira. Molhou. Tudo...mas,valeu a pena!
15 de out. de 2009
13 de out. de 2009
Voltamos à Islândia...pelo Sul do Círculo Dourado
Do oeste em Pingvellir até as praias de areias negras e os rios da geleira no lado leste de Vatnajökull, muitas atrações são imperdíveis no Sul da Islândia.
Um dos circuitos mais conhecidos do turismo local é o Golden Circle, Círculo Dourado. Pingvellir, lugar recheado de História, abrigou de 930 até 1798 as reuniões anuais do Parlamento (Alpingi) que ocorria durante 2 semanas em junho. As muralhas de pedra, resultantes do encontro das placas tectônicas da Europa e da América são parte da paisagem desse lugar especial.
O campo geotérmico em Haukadalur com vários geysirs e poças borbulhantes de lama, inclui o "Great Geyser" que batizou o fenômeno mundialmente. Hoje suas erupções são muito raras, porém o show é garantido pelo seu vizinho Stokkur que explode em jatos de vapor de mais de 30 metros de altura muitas vezes ao dia.
Completando esse Círculo Dourado, temos a cachoeira Gullfoss, ou Golden Waterfall, ou Cachoeira Dourada. Possui queda de 32m em dois estágios. Arco-íris coloridos criados pelo Sol no vapor de sua água são comuns...e no inverno blocos maciços de gelo cravejam as paredes da queda d água.
Um dos circuitos mais conhecidos do turismo local é o Golden Circle, Círculo Dourado. Pingvellir, lugar recheado de História, abrigou de 930 até 1798 as reuniões anuais do Parlamento (Alpingi) que ocorria durante 2 semanas em junho. As muralhas de pedra, resultantes do encontro das placas tectônicas da Europa e da América são parte da paisagem desse lugar especial.
O campo geotérmico em Haukadalur com vários geysirs e poças borbulhantes de lama, inclui o "Great Geyser" que batizou o fenômeno mundialmente. Hoje suas erupções são muito raras, porém o show é garantido pelo seu vizinho Stokkur que explode em jatos de vapor de mais de 30 metros de altura muitas vezes ao dia.
Completando esse Círculo Dourado, temos a cachoeira Gullfoss, ou Golden Waterfall, ou Cachoeira Dourada. Possui queda de 32m em dois estágios. Arco-íris coloridos criados pelo Sol no vapor de sua água são comuns...e no inverno blocos maciços de gelo cravejam as paredes da queda d água.
12 de out. de 2009
Uma Ilha...de música !
A Island Records tem 50 anos... fundada em 1959 como gravadora independente, sempre colocou o talento acima do dinheiro. Alguns nomes como U2, Bob Marley, B-52, Tom Waits e recentemente Amy Winehouse foram lançados por ela.
Foi responsável pela "invenção" do reggae tornando-o conhecido mundialmente e agora comemora seu aniversário com a coletânea tripla Island Life com seus maiores sucessos.
Vale uma visitinha...http://www.islanddefjam.com/
8 de out. de 2009
Acho que virei Ilha !!!!
Meus queridos amigos, setembro acabou e nenhum post novo...não viajei novamente não! Como disse minha amiga blogueira Silvana "as vezes a gente também entra em erupção e vira Ilha...por algum tempo".
Aconteceu comigo. De repente me senti cercada de uma massa líquida densa de pensamentos, pessoas, aborrecimentos, alegrias, compromissos...e me separei do Continente. Da conexão com vocês. Da comunicação com amigos e parentes. UAU.
Aqui estou de volta. E mando uma dica para quem quer passear na Islândia ...não tentem ver baleias por lá. Brasil, Santa Catarina, perto da praia do Rosa. É ali que elas preferem passear. À demain mes amies!
Aconteceu comigo. De repente me senti cercada de uma massa líquida densa de pensamentos, pessoas, aborrecimentos, alegrias, compromissos...e me separei do Continente. Da conexão com vocês. Da comunicação com amigos e parentes. UAU.
Aqui estou de volta. E mando uma dica para quem quer passear na Islândia ...não tentem ver baleias por lá. Brasil, Santa Catarina, perto da praia do Rosa. É ali que elas preferem passear. À demain mes amies!
30 de set. de 2009
Ilhas...de Robson Crusoé à Atlântida
"Ilhas...esta simples palavra possui um poder incrível de atração e sonho. Como se as Ilhas trouxessem à tona um passado atávico esquecido nas nossas memórias mais profundas, a lembrança de uma idade do ouro quando vivíamos felizes nas praias entre as maravilhas do céu e do mar. Mesmo em um prospecto de agência de viagens a idéia de Ilha nos traz imagens de água turquesa brilhando, praias de areias finas e brancas, palmeiras...
Ilha tornou-se sinônimo de aventura, de liberdade. Arquétipo de paraíso ídilico na Terra..."
O que é " Ilha " para você?
Ilha tornou-se sinônimo de aventura, de liberdade. Arquétipo de paraíso ídilico na Terra..."
O que é " Ilha " para você?
27 de set. de 2009
Em Iceland, terra do Gelo... viajante também é turista
O circuito tradicional de turismo na Islândia inclui glaciares que ocupam 11% do território e estão brancos no mapa, cachoeiras, psicinas naturais de água quente, geysers, praias...enfim, muita água!
Neste sabadão com uma bela Lua crescente no céu de primavera resolvi mostrar a vocês alguns lugares turisticos. Aproveitem a viagem...
26 de set. de 2009
Dormir na praia...é muito bom!
Cada um no seu sleeping-bag saco-de-dormir...olhando o mar...sentido o salgado ar...deitados sobre a areia negra...observando as pedras de lava banhadas pelo mar...
24 de set. de 2009
A mãe Terra deu a luz à uma Ilha....
http://www.youtube.com/watch?v=42H2znxGyhg Lava e erupções vulcânicas são rotina diária na Islândia. A maior parte do território é formada por basalto, origem da areia negra das praias...uma grande camada de magma ainda borbulha (2 milhas abaixo do Krafla) e as vezes aparece através das fissuras existentes na crosta terrestre embaixo do lago Mývatn.
Existem 180 vulcões identificados e 18 ativos na ilha. Cerca de um terço do volume de magma liberado na superfície da Terra ocorre na Islândia.Outro terço é liberado no Hawaí.
Apesar das erupções vulcânicas serem violentas e intensas a maioria ocorre bem longe das áreas urbanas. Atualmente o governo Islandês observa cuidadosamente os dois mais ativos vulcões do país: Hekla e Katla. O Hekla apresenta atualmente sinais de uma provável erupção em 2010 e a equipe de filmagem do Vulcano Show está preparada,como sempre.
O Vulcano Show foi fundado em 1947 por Ósvaldur Knudsen, um veterano cinegrafista das maravilhas naturais da Islândia. Ele e seu filho Villi Knudsen filmaram algumas das mais espetaculares imagens de vulcões em erupção na Terra.
A ilha Surtsey nasceu de uma dessas erupções...em 14 de novembro de 1963 ao sul da Islândia. A completa formação da ilha terminou na primavera de 1965...e tudo foi filmado pela equipe do Volcano Show.
A maior e principal ilha do arquipélago Vestmann, Heimaey, durante a noite de 23 de janeiro de 1973 viu surgir uma fissura de 1.6 km ao sul da sua maior cidade: o centro pesqueiro de Vestmannaeyjar. Em algumas horas cerca de 5000 pessoas foram evacuadas, restando apenas 300 na ilha para lutar contra a fúria do vulcão. Até uma tecnologia americana para resfriar lava, solidificando-a para impedir que continuasse seu caminho "de destruição" foi usada. Isso impediu que a lava fechasse a baía e o porto, assegurando o futuro da atividade pesqueira da Ilha.
Villi Knudsen continua ativo, tal como os vulcões que o motivam a seguir em frente. Todas as noites ele abre a apresentação da sessão das 20 e também a das 21hs na sede da Volcano Show...em inglês e com um jeitinho cativante, humor inglês, sotaque islandês, contação de históricas...irresistível.
Existem 180 vulcões identificados e 18 ativos na ilha. Cerca de um terço do volume de magma liberado na superfície da Terra ocorre na Islândia.Outro terço é liberado no Hawaí.
Apesar das erupções vulcânicas serem violentas e intensas a maioria ocorre bem longe das áreas urbanas. Atualmente o governo Islandês observa cuidadosamente os dois mais ativos vulcões do país: Hekla e Katla. O Hekla apresenta atualmente sinais de uma provável erupção em 2010 e a equipe de filmagem do Vulcano Show está preparada,como sempre.
O Vulcano Show foi fundado em 1947 por Ósvaldur Knudsen, um veterano cinegrafista das maravilhas naturais da Islândia. Ele e seu filho Villi Knudsen filmaram algumas das mais espetaculares imagens de vulcões em erupção na Terra.
A ilha Surtsey nasceu de uma dessas erupções...em 14 de novembro de 1963 ao sul da Islândia. A completa formação da ilha terminou na primavera de 1965...e tudo foi filmado pela equipe do Volcano Show.
A maior e principal ilha do arquipélago Vestmann, Heimaey, durante a noite de 23 de janeiro de 1973 viu surgir uma fissura de 1.6 km ao sul da sua maior cidade: o centro pesqueiro de Vestmannaeyjar. Em algumas horas cerca de 5000 pessoas foram evacuadas, restando apenas 300 na ilha para lutar contra a fúria do vulcão. Até uma tecnologia americana para resfriar lava, solidificando-a para impedir que continuasse seu caminho "de destruição" foi usada. Isso impediu que a lava fechasse a baía e o porto, assegurando o futuro da atividade pesqueira da Ilha.
Villi Knudsen continua ativo, tal como os vulcões que o motivam a seguir em frente. Todas as noites ele abre a apresentação da sessão das 20 e também a das 21hs na sede da Volcano Show...em inglês e com um jeitinho cativante, humor inglês, sotaque islandês, contação de históricas...irresistível.
23 de set. de 2009
As islandesas são loiras?
A maioria é... mas também encontrei ruivas e morenas. Todas com a pele bem clarinha, maquiadas, normalmente vestidas de preto. Roupas modernas, bijoux idem.
A temperatura em setembro não passa dos 12C e ainda é verão. Portanto vale usar sandálias, sapatos abertos, escarpins. E tudo sem meia. O segredo é usar legging ou meia calça sem pés. Isso mesmo. O que para nós brasileiras pode parecer brega, lá é usado sem medo e como única alternativa para mostrar sapatos maravilhosos. Acompanham mini-saia, saia, vestido, túnicas.
Adorei as luvas sem dedos. São luvas de lã ou de tecido tipo polar que encaixam-se nas mãos mas não tem dedos. Aquecem as mãos e dão total mobilidade. Lindas, em várias cores e materiais.
Existe também um tipo de extensor de mangas. Imagine luvas para os pulsos. Tem uns 15cm. Você as calça como luvas e puxa até chegarem à base dos dedos. Não é necessário descalçá-las ao entrar em um lugar aquecido. Basta puxá-las para dentro das mangas. Normalmente tem um bordado na altura do pulso. Chic...
Voltando às loiras...Não sei se toda essa loirice é natural...tirem suas próprias conclusões!
21 de set. de 2009
101 Reykjavík

Reykjavík significa baía enfumaçada (vide post "onde há fumaça, não há fogo" ) e 101 é o código postal do centro "velho" da cidade. 101 Reykjavík também é um filme estrelado pela Victoria Abril, dirigido por Baltasar Kormákur, baseado no livro de Hallgrímur Helgason e filmado na Islândia em 1999/2000 ( http://www.youtube.com/watch?v=9amX_PvbAFw ).
Não sei se está disponível na 2001 ou para download, mas comprei-o e os amigos que estiverem interessados, me avisem! Hlynur tem quase 30 anos, mora com a mãe em um pequeno apartamento em 101 Reykjavík. Ele é " desempregado crônico" e adora passar o tempo nas baladas com os amigos, até que sua mãe assume sua condição de lésbica, casa-se com Lola sua professora de flamenco e as duas resolvem ter um filho... Cenas mostram Reykjavík ( j tem som de "i" mudo), a vida noturna, os glaciares, as festas de Natal e fim de ano.Vida em família, amor, trabalho e amigos...
Uma cidade com 20 horas de sol e sol da meia noite no verão. No máximo 5 horas de sol durante o inverno..."você só consegue viver lá se tiver nascido lá" segundo Hlynur.
Cafés com rede wifi durante o dia se transformam em night-clubs após as 23hs, brindando a pequena cidade com uma das noites mais agitadas da Europa durante os finais de semana. A primeira mulher Presidente de uma Nação no mundo.O país que quebrou com a crise de 2008. Piscinas públicas de água térmica natural por todos os lados. Campos de lava-glaciares-cachoeiras-vulcões como atrações naturais.
País sem insetos e sem árvores (exceto poucos pinheiros plantados recentemente). Água da torneira limpinha deliciosa maravilhosa. Já tô com saudades...A cerveja (bjór) foi proibida de 1915 até 1989 quando dois estudantes islandeses abriram um bar vendendo cerveja não alcóolica misturada com um shot de vodca ...existem duas cervejarias, a Egils (http://www.egils.com/) e a Vífilfell (http://www.vififell.is/) criadora da lager Viking (muito boa!). Vinho é muito caro (US 17 a taça) sendo os espanhóis e franceses os mais encontrados.
Café é a bebida mais comum. Leite e muito açúcar são seus companheiros. Achei o café fraco, tipo americano, então preferi tomar espresso...muito bom!
18 de set. de 2009
Me perguntam: como é Reykjavik?
Reykjavik significa baía enfumaçada...E tudo isso por causa das "águas quentes", o precioso presente da mãe-terra que gera nuvens de vapor d´água. Hoje seus habitantes, quase 65% de toda a população da Islândia, vivem em casas ou prédios de até 4 andares. O sol da meia-noite é presença constante no verão, porém durante a maioria dos meses do ano sua majestade, o Sol, comparece muito pouco.
Assim, a maioria da vida é interior, seja nas casas ou, dentro de si mesmo. Conversei com espanhóis, portugueses e brasileiros que lá vivem...duro é achar o que fazer dentro de casa durante os longos meses de inverno! Os primeiros 2 anos de um imigrante são dedicados à adaptação. Depois, muitas vezes só o amor resolve...ou os leva de volta à pátria-mãe.
Aqui vão algumas fotos. Das casas. Dos gatos (de coleira, passeando nos parques e nas ruas). Da vida...
Assim, a maioria da vida é interior, seja nas casas ou, dentro de si mesmo. Conversei com espanhóis, portugueses e brasileiros que lá vivem...duro é achar o que fazer dentro de casa durante os longos meses de inverno! Os primeiros 2 anos de um imigrante são dedicados à adaptação. Depois, muitas vezes só o amor resolve...ou os leva de volta à pátria-mãe.
Aqui vão algumas fotos. Das casas. Dos gatos (de coleira, passeando nos parques e nas ruas). Da vida...
Assinar:
Postagens (Atom)















































